Se quer alcançar os sonhos não pense só no agora.
09/09/2016
Negociando com o corpo
20/09/2016

“Banha-te, e unge-te, e põe os teus melhores vestidos, e desce a eira; porém não te dês a conhecer ao homem, até que tenha acabado de comer e beber.
Quando ele repousar, notarás o lugar em que se deita; então, chegarás, e lhe descobrirás os pés; e te deitarás; ele te dirá o que deves fazer.
Respondeu-lhe Rute: Tudo quanto me disseres farei.” Rute 3.3-5

Como vimos no último capítulo Noemi não se acomodou na sua situação confortável, ainda que a vida dela acabasse passando por mudanças, ela se preocupou em colaborar pra que Rute fosse feliz e constituísse família. Se você perdeu o último capítulo é só clicar aqui.

Havia naquele tempo uma lei em que quando uma mulher ficava viúva ela poderia ser tomada como esposa por um parente do marido pra que este tivesse posteridade. Boaz estava dentro dessa lei. Rute, portanto, poderia se casar com ele legalmente.

Noemi traçou um plano inteligente para aproximar os dois e pra que Rute pedisse a Boaz por seus direitos.
E olha só as recomendações de Noemi à Rute:

– Tome um banho,
– Se perfume e
– Coloque uma roupa bonita.

Ainda que Rute tivesse o direito de ser tomada por esposa por Boaz, Noemi instruiu Rute a ESTAR BEM APRESENTÁVEL diante de Boaz.

Nós sabemos que os homens são muito visuais, e porque não usar isso de maneira positiva diante do pedido que estava pra ser feito?

O mesmo vale pra nós, ainda que já estejamos comprometidas com alguém ou até mesmo já sendo casadas, por que não estar sempre bonita para ele? Isso os agrada.

Cuide da sua aparência para o seu marido e se ainda não é casada, cuide-se desde já para o seu futuro marido. Não relaxe nem se acomode.

A segunda recomendação foi pra que Rute observasse o MELHOR MOMENTO. Que seria depois da refeição, quando ele fosse dormir. Talvez por saber que nesse momento ninguém interromperia o pedido ou tentaria interferir na decisão de Boaz ou até atrapalhasse o pedido de Rute.

Tudo na vida tem seu melhor momento pra ser dito, negociado, pedido, etc.

Tem coisas que não se deve falar no meio das outras pessoas, e decisões que precisam ser tomadas sem interferências.

Seja sábia mulher, decisões importantes normalmente são melhores quando feitas na discrição.

Seja sábia, se você é casada, deixe pra tratar de assuntos importantes com seu marido quando estiverem a sós e nunca no meio de outras pessoas.

Se você é solteira, já pode ir exercitando isso também, não precisa pedir a opinião de todo mundo antes de tomar decisões importantes. Converse com pessoas de confiança e que são sábias pra te aconselhar.

Após saber em que momento Rute deveria procurar Boaz pra buscar por seus direitos, ela teve que usar o COMO abordar Boaz.

Sua inteligente sogra Noemi a aconselhou a esperar que ele dormisse e que ela deveria descobrir-lhe os pés. Isso faria com que ele sentisse frio e despertasse, fazendo com que notasse a presença de Rute.

A estratégia era sutil, nada como chegar intimando, exigindo, mas se deixando notar com discrição.

Pra buscarmos por nossos direitos, pra fazermos um pedido ao cônjuge teremos muito mais sucesso se formos suaves na maneira como pedimos.

Já ouvimos inúmeras vezes que a mulher consegue as coisas com jeitinho. E é exatamente isso.
Os homens logo se cansam da mulher que só reclama, exige e bate o pé.

O mesmo pedido feito no momento adequado e com o jeitinho certo tem maiores chances de sucesso.

Não seja ríspida, ainda que seja seu direito receber isso ou aquilo. Seja doce e suave no seu falar seja com o cônjuge, o namorado ou até os pais.

Temos muitos a ganhar ou a perder… Tudo depende de COMO e QUANDO falamos.

Rute ouviu as instruções de Noemi e tomou uma atitude inteligente, que é possível notar em sua fala, quando disse:
“Respondeu-lhe Rute: Tudo quanto me disseres farei.” Rute 3.5

Rute poderia ter ouvido os sábios conselhos de Noemi e ter ignorado, ela poderia ter escolhido fazer as coisas ao seu próprio modo, mas escolheu seguir o bom conselho de sua sogra. Rute tinha em Noemi seu exemplo, ela havia conhecido a Deus através dessa mulher, e agora via-se amparada por seus bons conselhos.

Nós também, temos tido a oportunidade de aprender e de receber bons conselhos através da Palavra da Senhor e até através deste artigo, mas o que fará com que surta efeito em nossas vidas é a decisão de seguir tais conselhos.

O resultado que temos na vida se dão conforme nossas decisões e isso é algo que cada um faz por si mesmo, sem direito a transferência de responsabilidade.

Pondere o que foi dito, avalie seu comportamento e faça suas decisões.

Nossos pedidos se forem justos e apresentados no momento certo e no tom correto terão grandes chances de serem atendidos.

No próximo capítulo veremos o que aconteceu com Rute e o plano de falar com Boaz sobre seu direito de se casar.

Até lá.

Pra conferir todos os capítulos sobre a emocionante história de Rute é só clicar aqui.


Siga-me nas redes sociais

Facebook

Instagram

Twitter

Pinterest

Denise Angeli
Denise Angeli
Sou cristã, casada e mãe de uma menina. Formada em Gestão de Recursos Humanos e líder do Ministério Adorai. Amante da arte, pratico algumas delas: Escrevo música e poesia, canto, fotógrafa e estudante de flauta transversal. E fui bailarina. Gosto de trabalhar para ajudar as pessoas. Tenho um objetivo que sigo sem descanso: Ser melhor a cada dia. Amo ler a Bíblia e vivo minha fé. Nem sempre falo dela diretamente, mas as coisas que falo e faço tem este fundamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *