Deus proíbe a diversão?
27/04/2016
Como adquirir sabedoria e entendimento
03/05/2016

Pequenas e constantes porções de mimos

Pra começar vejamos um cenário tão corriqueiro…

Ela acorda de manhã e corre pra arrumar as crianças pra escola, olha as mochilas, prepara o café. Leva as crianças pra escola e corre para o trabalho, corre o dia todo pra cumprir as tarefas do trabalho, chega em casa e cuida da limpeza e da arrumação, é roupa pra lavar, é pia cheia de louça, é criança com lição pra fazer, é marido que não sabe onde estão as chaves, é tanta coisa….

O dia termina, ela está exausta, tarde da noite arrastando-se de tão cansada vai para cama pra no outro dia começar tudo outra vez.

Parando pra pensar, os dias vem e vão e ela vive pra cuidar de tudo e de todos e não sobra um tempinho pra ela mesma. Mal dá tempo pra dormir que dirá ter um tempo só dela…

VOCÊ consegue se enxergar nessa cena?

Talvez sua história tenha alguns detalhes diferentes, mas a grande questão é que quase sempre sobra pouco ou nada de tempo pra si mesma.

Anda tão estressada, parece que vive só pra resolver problemas e cuidar dos outros. Mas, e quanto a si mesma? Quem cuida de você?

Muitas mulheres diante da correria deixaram de olhar pra si mesmas. Eu sei que a vida muitas vezes nos leva a rotinas tão pesadas, mas como conseguirá dar conta de tanta coisa por longos anos se não tiver a pausa necessária pra cuidar de si?

E não estou falando de ter um dia inteiro por semana pra ficar à toa, estou falando de dar a si mesma TODOS os dias alguns mimos que façam com que todos os dias se tenha sorrisos e prazeres que torne o dia melhor.

É bem provável que sendo casada, com filhos, tendo uma casa pra cuidar, uma família e ainda o trabalho, você não tenha tempo pra fazer grandes pausas, mas o mais importante é ter ao menos uns minutinhos todos os dias pra fazer algo que goste e que a faça bem.

Talvez faça muito tempo que não consegue tirar um tempinho pra cuidar dos cabelos, ou pra tirar uma soneca, ou pra comer de forma mais saudável, e mesmo sabendo que precisa dessas coisas, nem para pra pensar em como realiza-las, por que “não tem tempo pra isso”.

Saiba de uma coisa, os seus dias podem ser melhores e mais leves, e não é preciso reajustar de forma bruta a sua rotina, mas olhar pra sua rotina e identificar pequenos intervalos que provavelmente já existem pra dar a si mesma todo dia um mimo.

Vou dar alguns exemplos muito pessoais de coisas que faço no meu dia a dia pra te inspirar, mas você é quem precisa olhar para sua rotina e ver onde e o que fazer pra se dar um mimo por dia, ok?

– Enquanto preparo o almoço, já coloco água pra preparar um belo chá. Eu amo chá e é um mimo que frequentemente me dou. Quando o almoço fica pronto meu chá também já está, e eu posso apreciar minha xícara de chá enquanto verifico meus e-mails, por exemplo.

– Outro mimo que sempre me dou é: no dia de fazer faxina, antes de começar a limpeza, lavo meus cabelos com shampoo, passo um belo creme de hidratação, coloco minha toca na cabeça, e vou fazer faxina, assim, quando termino a limpeza na casa, é só tomar um banho e já estou com os cabelos lindos e macios, além da casa toda limpinha.

– Mais um exemplo pra te inspirar. Levanto todos os dias 10 minutos antes do que precisaria, pra fazer meu ritual de cuidados com a pele do rosto. Assim tenho esses minutos no silêncio da casa onde além de limpar e hidratar minha pele ainda aprecio o silêncio.

– Mais uma sugestão: O tempo que a maioria das pessoas gastam olhando para os seus celulares e vendo as redes sociais, eu dedico em algo que gosto muito mais, como a leitura. Quando tenho que ir a algum lugar que sei que terei de ficar esperando, como por exemplo, numa consulta médica, levo um bom livro, e esse se torna um belo mimo pra mim. Você pode aderir a este hábito enquanto aguarda o ônibus, ou enquanto fica na fila do banco, etc.

Existem muitas outras coisas e formas de dar a si mesma um mimo todos os dias. Se você prestar atenção perceberá que ao longo do dia tem várias oportunidades de fazer coisas que gosta, mas que nem sempre tem feito.

Dito todas estas coisas, espero que você tenha se convencido que pode ter momentos bem legais todos os dias, sem que isso te tome muito tempo; e que pode fazer coisas pra você mesma sem comprometer sua rotina e suas obrigações.

Agora, quero te desafiar a pensar em coisas que gosta de fazer e que a partir de agora incluirá na sua vida como um mimo.

Que ainda hoje você ache um tempinho pra fazer a si mesma algo que goste. Porque com pequenos e constantes mimos a gente fica mais feliz e mais produtiva também em todo o resto. Com mais disposição no trabalho, em casa, com a família e consigo mesma.

Espero que este artigo te ajude a viver melhor e mais feliz. Que perceba que é possível ter todos dias momentos bem especiais sem precisar comprometer a execução das suas tarefas e responsabilidades.

Até a próxima.

Siga-me nas redes sociais

Facebook

Instagram

Twitter

Pinterest

Denise Angeli
Denise Angeli
Sou cristã, casada e mãe de uma menina. Formada em Gestão de Recursos Humanos e líder do Ministério Adorai. Amante da arte, pratico algumas delas: Escrevo música e poesia, canto, fotógrafa e estudante de flauta transversal. E fui bailarina. Gosto de trabalhar para ajudar as pessoas. Tenho um objetivo que sigo sem descanso: Ser melhor a cada dia. Amo ler a Bíblia e vivo minha fé. Nem sempre falo dela diretamente, mas as coisas que falo e faço tem este fundamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *