O que seus cabelos têm a dizer?
12/02/2016
Manancial
16/02/2016

Sabemos que a oração é muito importante na vida cristã. Sabemos que o exercício da oração e da fé é fundamental para o desenvolvimento da nossa maturidade e aperfeiçoamento Nele.

Mas precisamos aprender a orar de maneira a alcançar o objetivo para o qual a fazemos. Pra que sejam ouvidas e atendidas.

Talvez neste ponto, você esteja se perguntando se há orações que não são ouvidas nem atendidas e a resposta é SIM.

Existem orações que não são ouvidas nem atendidas por Deus, e hoje vamos tratar de um tipo de oração que não chega a Deus.

Veja só o que a Bíblia diz:

“E, quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade voz digo que eles já receberam a recompensa.” Mateus 6.5

Não que orar em público seja errado, não é disso que o versículo acima trata, mas da intenção de fazer tal oração em público. A intenção por trás da ação é que é o xis da questão.

Muitos fariseus daquele tempo iam para as praças e oravam em alta voz pra que as pessoas os achasse santos, pra que as pessoas tivessem boa impressão deles… Eles não oravam para serem ouvidos por Deus, mas para serem vistos pelas pessoas.

Estamos falando da oração pra se auto promover, pra passar uma determinada impressão. Esse tipo de oração, com a intenção errada não pode ser ouvida e muito mesmo atendida, uma vez que ela entristece o coração de Deus.

Veja outro modo de orar que não agrada a Deus e que é rejeitada por Ele:

“E orando, não useis de vãs repetições, como os gentis, porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos.
Não vos assemelheis, pois, a eles, porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais.” Mateus 6.7 e 8

Não precisamos fazer orações onde repetimos várias e várias vezes as mesmas palavras, achando que assim Deus nos ouvirá e atenderá logo.

Deus conhece as nossas necessidades e antes mesmo que peçamos, Ele já sabe. Não é preciso falar e falar muitas e muitas vezes pra tentar fazer Ele entender. Deus não é surdo nem burro.

Nossas orações precisam conter fé e não repetições tolas e inúteis.

Veja abaixo o que Jesus disse acerca da oração que é atendida:

“Tu, porém, quando orardes, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” Mateus 6.6

Mais uma vez o texto fala de intenção. Orar em secreto, é orar a sós com Deus. Ainda que estejamos rodeados de pessoas podemos orar em secreto. Podemos falar com Deus enquanto estamos a caminho do trabalho e da escola, por exemplo, e isso ser feito no secreto do nosso interior.

Há como orar na igreja e estar em secreto também, fazendo nossas palavras e petições conhecidas a Deus e não como exibicionismo.

O xis da questão é a intenção!

Qual sua intenção quando ora? E principalmente, qual a sua intenção quando ora em público, como na igreja por exemplo?

Quer que o pastor ou que as pessoas que frequentam aquele lugar te vejam como uma pessoa espiritual?

Se esta tem sido a sua intenção, saiba que você tem sido visto por Deus como os que oravam nas praças em alta voz, porque faziam isso com a intenção de causar boa impressão nas pessoas.

Mas se quer de fato que suas orações sejam ouvidas pelo Senhor, ore com a intenção correta, com a intenção de falar com Deus. E isso sem usar de vãs repetições. Desse modo receberá do Senhor a recompensa e a resposta das orações.

Deus ama quem fala com Ele na intenção de falar com Ele, e não usando a oração pra se auto promover.

Que olhemos para dentro de nós mesmas e para as nossas intenções e se preciso for, nos arrependamos das velhas práticas e mudemos de atitude.

O Senhor deseja ouvir nossas orações e recebe-las, mas isso só acontece se nossas intenções forem as devidas.

Até o próximo artigo.

Siga-me nas redes sociais

Facebook

Instagram

Twitter

Pinterest

Denise Angeli
Denise Angeli
Sou cristã, casada e mãe de uma menina. Formada em Gestão de Recursos Humanos e líder do Ministério Adorai. Amante da arte, pratico algumas delas: Escrevo música e poesia, canto, fotógrafa e estudante de flauta transversal. E fui bailarina. Gosto de trabalhar para ajudar as pessoas. Tenho um objetivo que sigo sem descanso: Ser melhor a cada dia. Amo ler a Bíblia e vivo minha fé. Nem sempre falo dela diretamente, mas as coisas que falo e faço tem este fundamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *