Mousse de Tang
17/11/2015
Pra ser feminina, não é preciso exageros!
20/11/2015

A dica de organização de hoje é pra organizar algo muito importante. Hoje não vamos organizar nossos armários nem o orçamento da casa, ainda que seja muito bom ter estas coisas bem organizadas. Vamos organizar algo de maior relevância.

Que tal organizar a mente?

Sem organizar a mente a gente não consegue organizar bem coisa alguma. Não conseguimos tomar decisões razoáveis e ponderadas. E o resultado pode ser bem diferente do que se deseja.

Por isso, precisamos começar organizando a nossa mente. Mas isso nem sempre é fácil.

O que compartilho abaixo é o que eu faço pra organizar a minha mente.

Diante de surpresas desagradáveis, de decisões que precisam ser tomadas é preciso analisa-las bem, faço algumas coisas que me ajudam, e pode ser que te ajude também.

1- Em primeiro lugar, oro a Deus falando sobre a situação, sobre como me sinto no momento sobre o assunto e peço que o Senhor me oriente. E a isto incluo a leitura da palavra de Deus.

2- Não tomo nenhuma decisão enquanto estiver com as emoções afloradas, quando estamos muito emotivas ou sensibilizadas, a tendência é não tomarmos decisões racionais, maduras ou bem pensadas.

3- Converso com alguém em quem tenha confiança e que tenha o temor do Senhor. Conversar com alguém muitas vezes me ajuda a ver a situação por outro ângulo, uma vez que a visão da outra pessoa, é uma visão de fora, e é bem provável que seja mais assertiva e ponderada por poder ver de forma mais abrangente.

Para este quesito, no entanto, sou extremamente seletiva, nem sempre as pessoas que parecem confiáveis ou com quem achamos que podemos contar ou que terão a maturidade necessária pra nos aconselhar de fato o tem, por isso, é importante ser cuidadosa quanto a quem confiamos coisas importantes e intimas.

O cônjuge normalmente é a melhor pessoa para tal coisa, mas há outras pessoas confiáveis e que na direção do Senhor nos trarão um norte sábio, tenha um líder, um mentor a quem possa pedir ajuda quando preciso, mas seja cautelosa na escolha.

4- Passada a exaltação emocional, analiso a situação de forma mais tranquila, atentando para as oportunidades que podem estar se apresentando, para as consequências das decisões que possam ser tomadas, para o que de fato se faz importante para mim e para as pessoas que minha decisão afetará.

5- Analiso o que ouvi e principalmente a voz de Deus em meio a tudo isto. A voz Dele é a parte mais importante e que define qual o melhor caminho a ser seguido, qual a melhor decisão a ser tomada.

Pode parecer muito burocrático e longo este processo, mas as vezes chega a durar apenas alguns minutos, umas horas, ou dependendo da decisão a ser tomada, dou alguns dias pra me reorganizar internamente e analisar todas as vertentes necessárias.

As vezes é preferível esperar um pouco antes de decidir, do que decidir no calor do momento, agir por impulso e se arrepender depois.

Pode ser que o que esteja precisando seja de um pouco de tempo pra organizar a mente antes de tomar uma decisão importante.

Isso evita a precipitação e os arrependimentos. Aprenda que há momentos que mesmo com a pressão e a pressa que nos rodeia, as vezes é preciso dar uns minutos ou até uns dias pra tomar uma decisão sensata.

Peça ao Senhor que te oriente quanto as decisões que precisam ser tomadas rapidamente e as que é preciso tempo.

Normalmente, nosso próprio organismo nos dá os sinais necessário pra compreender, mas é preciso se conhecer e atentar para isto.

Aprenda mais sobre Deus e aprenda a ouvi-lO. Tenha pessoas com quem contar, deixe as emoções se acalmarem, analise as possibilidades da situação, as consequências e então, tome sua decisão.

Que estas dicas sirvam pra te ajudar na hora das tomadas de decisões e que aprendas a organizar a mente mesmo quando ao redor tudo parecesse apressado e prestes ao caos. Às vezes é apenas exagero da nossa mente. Por isso organize-a!

Até a próxima.

Siga-me nas redes sociais

https://www.facebook.com/fortedelicadeza

https://instagram.com/denise.angeli/

https://twitter.com/ForteDelicadeza

Denise Angeli
Denise Angeli
Sou cristã, casada e mãe de uma menina. Formada em Gestão de Recursos Humanos e líder do Ministério Adorai. Amante da arte, pratico algumas delas: Escrevo música e poesia, canto, fotógrafa e estudante de flauta transversal. E fui bailarina. Gosto de trabalhar para ajudar as pessoas. Tenho um objetivo que sigo sem descanso: Ser melhor a cada dia. Amo ler a Bíblia e vivo minha fé. Nem sempre falo dela diretamente, mas as coisas que falo e faço tem este fundamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *