Aprendiz de Mulher Virtuosa > Capitulo 12 – Lidando com imprevistos
12/04/2014
Meditando – A minha esperança está em Ti
16/04/2014

Meditando – Humildade precede a honra

Tantas são as oportunidades que Deus nos dá em nossa vida. De sermos pessoas melhores, de reavermos nossa conduta, de mudarmos, de nos arrependermos de nossas faltas…

São tantas as vezes que Ele nos livra e nos dá uma nova oportunidade para fazer certas coisas de modo diferente…

Tantos são os livramentos de Deus sobre as nossas vidas. Mas muitos não aproveitam essas preciosas oportunidades, achando que sempre haverá depois uma nova chance.

Quantas vezes desperdiçamos o nosso precioso tempo com coisas, com ressentimentos, com comportamentos que não beneficiam a ninguém, nem a nós mesmas.

Tudo por teimosia. Por orgulho. Por não querer dar o braço a torcer, por não querer ser o lado a ceder, mesmo muitas vezes reconhecendo lá no fundo que é o certo a se fazer.

Às vezes fico observado esse tipo de conduta e me perguntando o porquê de tanta resistência, quando isso só atrapalha, destroem relacionamentos, mina oportunidades melhores de vida pra si e para os outros.

Não é vergonhoso reconhecer os erros, se arrepender, se desculpar, pra fazer isso é preciso humildade e ser de fato uma pessoa corajosa.

Quem sabe reconhecer seus erros e mudar, não é um fraco, pelo contrário, é forte. Isso sim é ser forte.

Tenho meditado intensamente num texto da Bíblia que fala exatamente sobre isso. Que diz:

“…diante da honra vai a humildade.” Provérbios 18.12b

Antes de querermos ser honrados por Deus, por pessoas, é necessário sermos humildes. Humildes de coração.

Em Mateus 5 encontramos o sermão da montanha, onde são descritas as bem aventuranças.

A primeira delas, a primeira bem aventurança é exatamente a cerca dos que são humildes.

Deus fez questão de deixar registrado e a humildade foi o primeiro da lista.

“Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.” Mateus 5.3

Bem aventurados quer dizer felizes. Ou seja, felizes são os humildes de espírito.

Isso não foi escrito na Bíblia, nem dito por Jesus atoa. E Jesus não ensinou nada que fosse impraticável, pelo contrário, Ele próprio veio ao mundo pra nos ensinar e nos mostrar com Sua própria vida que é possível viver uma vida diferente, uma vida de santidade, de humildade… Ele é nosso maior exemplo.

E quem melhor que Ele pra nos ensinar mais esta lição?

Quem era mais digno de honra e preferiu a humildade?

A começar pelo seu nascimento. Ele, Jesus, o Filho de Deus, poderia ter nascido e com todo o direito, na melhor das acomodações, mas nasceu em uma estrebaria, em lugar de um berço, uma manjedoura. Toda a sua vida Ele escolheu a humildade. Na forma como falava, como tratava os outros, enfim, como renunciou a própria vida.

O que tinha o direito de ser o maior, preferiu ser o menor.

E Ele recebeu honra de Deus. Ressuscitou ao terceiro dia, está à direita do Pai e um dia todo joelho se dobrará e toda a língua confessará que Ele, Jesus, é o Senhor.

Olha o que Jesus disse acerca da humildade:

“E disse-lhes: Qualquer que receber este menino em meu nome, recebe-me a mim; e qualquer que me receber a mim, recebe o que me enviou; porque aquele que entre vós todos for o menor, esse mesmo será grande.”
Lucas 9.48

Veja também outros versículos que falam a respeito da humildade:

“O temor do Senhor ensina a sabedoria, e a humildade antecede a honra.”
Provérbios 15.33

“e disse: “Eu asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus. “
Mateus 18.3

 “Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.”
Colossenses 3.12

“Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele os exalte no tempo devido. “
1 Pedro 5.6

“A recompensa da humildade e do temor do Senhor são a riqueza, a honra e a vida. 
Provérbios 22.4

“pois atentou para a humildade da sua serva. De agora em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada,
Lucas 1.48

Com tantos versículos e tudo o que já foi dito até aqui, está mais que claro que ser humilde é mesmo uma coisa boa, pra nós e para os que estão a nossa volta.

Temos de Deus a promessa de que seremos recompensados no tempo devido. Que por Ele mesmo receberemos honra.

Deixemos o orgulho do velho homem e nos vistamos de humildade. Isso com certeza será o melhor e ainda receberemos de Deus honra. A honra que este mundo pode oferecer é banal demais, mas a que foi prometida por Deus, essa tem alto valor.

Agora pare e pense em que você precisa ser humilde? Onde ainda há orgulho? Em que e com quem precisa mudar de atitude.

Comece hoje mesmo.

Sejamos humildes e receberemos do Pai honra.

Até a próxima.

Denise Angeli

Denise Angeli
Denise Angeli
Sou cristã, casada e mãe de uma menina. Formada em Gestão de Recursos Humanos e líder do Ministério Adorai. Amante da arte, pratico algumas delas: Escrevo música e poesia, canto, fotógrafa e estudante de flauta transversal. E fui bailarina. Gosto de trabalhar para ajudar as pessoas. Tenho um objetivo que sigo sem descanso: Ser melhor a cada dia. Amo ler a Bíblia e vivo minha fé. Nem sempre falo dela diretamente, mas as coisas que falo e faço tem este fundamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *