Gratidão pela existência
28/09/2017
Aos avós
18/11/2017

Dicas pra cuidar da casa mesmo com bebe pequeno

Tudo está tão diferente do que costumava ser. O tempo se tornou escasso e há tanto o que fazer…

De um lado um bebê totalmente dependente, do outro uma casa que continua fabricando tarefas a serem feitas. E ainda há o cuidado consigo mesma e com o marido.

Ter um bebê em casa muda tudo. Muda nossa relação com a gente mesma e principalmente com o tempo. Todo tempo que temos é dedicado exclusivamente ao bebê.

Como dar conta da roupa que está pra lavar e passar?
Como dar conta da louça na pia que não para de crescer?
Como lidar com a comida que precisa ser feita todos os dias, afinal, saco vazio não para em pé?
Como lidar com as tarefas comuns do dia a dia, se agora nada é como estávamos acostumadas?

Talvez você esteja se sentindo assim, sem saber como retomar a vida porque seu bebê parece ter ocupado cada espaço da sua vida e tempo.

É, no início parece que a gente não vai dar conta, mas a verdade é que se realmente quisermos conseguiremos, sim. Mas, pra isso é preciso muita disciplina e empenho.

Pra início de conversa é preciso entender que nada será como antes. Não adianta ficar esperando que as coisas se ajeitem sozinhas e voltem a ser como eram. Conforme-se que nada será igual antes, mas que está tudo bem.

Sejamos realistas, nossa realidade é outra, mas com disciplina logo estaremos adaptadas ao nosso NOVO NORMAL.

Claro que com o tempo, com nosso bebê crescendo algumas coisas ficarão mais tranquilas, mas nada será como antes, agora você é mãe.

O que fazer?

Vou te contar como acho tempo pra cuidar da casa.

1- Guardo as coisas sempre no mesmo lugar e não deixo pra depois!

Mantenho o hábito de guardar as coisas sempre no mesmo lugar e a nunca deixar pra depois o que posso fazer agora.

Por exemplo, se tirei uma blusa porque está calor, não vou coloca-la em cima da cama ou no sofá, já levo direto para o lugar dela que é a gaveta. Se bebi água não vou colocar o copo em cima da mesa, já coloco na pia. Assim poupo muito tempo!

2- Sou rápida!

Também procuro ser rápida no que vou fazer. Não preciso ficar alisando o chão, passo o aspirador o mais rápido que posso e passo um pano úmido em seguida (quando dá).

Uma boa dica pra quem varre com a vassoura, é substituir pelo rodo como pano úmido, assim já vai varrendo e passando pano ao mesmo tempo.

Faço isso em tudo! Sempre procurando ser rápida e objetiva.

3- Priorizo!

Procuro fazer as coisas por ordem de prioridade.

Preparar o almoço é mais importante que passar aquela pilha de roupa. E passar a pilha de roupa é mais importante do que arrumar a geladeira, etc.

Faço o mais importante primeiro, as coisas que não podem deixar de ser feitas, e à medida que são realizadas, passo para as tarefas secundárias, e assim por diante.

Assim, quando o dia termina não deixei de fazer o mais importante. E normalmente ainda consegui fazer alguma outra atividade pra não deixar acumular.

4- Intervalo eficiente.

Se tenho um intervalo, devido ao fato da bebê estar tirando uma soneca, aproveito o tempo ao máximo.
Seja tirando um cochilo quando estou esgotada, seja fazendo alguma tarefa que com ela acordada é impossível.

Não perco tempo com tarefas ou passatempos que mais são ladrões de tempo, como as redes sociais ou jogos.
Reforço que as redes sociais fazem parte do dia a dia, mas é importante estabelecer a si mesma limites, afinal, não é sempre temos tempo se sobra, né?

Aqui em casa não conto com ajuda de fora, eu dou conta da minha casa sozinha. Não tenho parentes ou amigos por perto pra ajudar, meu marido trabalha o dia todo (claro que ele me ajuda no que pode, mas seu tempo em casa é bastante limitado). Dou conta da bebê, da casa, do blog, do marido e de mim.

Sim, é muito corrido, mas está tudo em ordem! Casa limpa, roupa lavada e passada, blog atualizado sempre que possível, marido cuidado, e eu cuidada também.

Tenho alegria em ver que consigo dar conta e a verdade é que você também pode!

Sim, quando a gente começa a dar conta a gente sente alegria em ver como somos capazes de fazer mais e melhor, de como somos capazes de cuidar do nosso lar, da nossa família.

Talvez no início da maternidade a gente olhe ao redor e pense que não vai dar conta, que há muito o que fazer em tão pouco tempo, mas se quisermos de verdade a gente dá conta, sim! Somos muito capazes!

Tenha paciência consigo mesma, e esteja atenta as oportunidades de se organizar.

Isso não quer dizer que você vá conseguir fazer tudo da noite para o dia, mas se quiser, vai ajeitando a rotina aqui e ali, percebendo que é possível cuidar de seguir com a vida. A maternidade não vem pra nos anular, nem pra nos fazer refém dessa nova condição.

Organize o seu dia. Crie uma nova rotina. Será diferente de como era antes, afinal, agora é mamãe, mas é possível!

Força mulher! Não lamente-se, nem se descabele.
Calma, respira, e vá se organizando um pouco por vez. A gente chega lá!

Até mais.





Siga-me nas redes sociais

Facebook

Instagram

Twitter

Pinterest

Denise Angeli
Denise Angeli
Sou cristã, casada e mãe de uma menina. Formada em Gestão de Recursos Humanos e líder do Ministério Adorai. Amante da arte, pratico algumas delas: Escrevo música e poesia, canto, fotógrafa e estudante de flauta transversal. E fui bailarina. Gosto de trabalhar para ajudar as pessoas. Tenho um objetivo que sigo sem descanso: Ser melhor a cada dia. Amo ler a Bíblia e vivo minha fé. Nem sempre falo dela diretamente, mas as coisas que falo e faço tem este fundamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *